terça-feira, 19 de abril de 2016

Projeto promove solidariedade entre as dioceses brasileiras

14/04/2016
Projeto promove solidariedade entre as dioceses brasileiras


CNBB possui fundo para partilha de recursos em vista da formação dos futuros sacerdotes


Em 2012, no contexto da preparação para os 50 anos do Concílio Vaticano II, o episcopado brasileiro iniciou uma reflexão sobre a carência de recursos para a formação do clero. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) identificou dioceses que, por longos anos, não recebia seminaristas por falta de condições financeiras para custear a formação.

“Temos uma série de dioceses cuja renda mensal não chega a 5 mil reais. E o custo de formação no seminário é a maior despesa que temos”, explica o bispo de Parnaíba (PI), dom Alfredo Schaffler. Com esta constatação, o bispo iniciou a sensibilização do episcopado brasileiro, que aprovou por unanimidade o projeto “Comunhão e Partilha”, pelo qual cada diocese do Brasil contribui com 1% de sua receita bruta mensal para um fundo na CNBB em prol da solidariedade com as dioceses mais pobres.

As dioceses carentes são divididas em três categorias, e mesmo as que recebem o benefício também contribuem. Os recursos se destinam exatamente para a manutenção dos seminaristas na filosofia e teologia. E os resultados do projeto são bastante positivos, revela dom Alfredo. “Em 2016, temos 300 seminaristas sendo apoiados através deste fundo, de mais de 40 dioceses”. Ele destaca que quatro sacerdotes indígenas foram recentemente ordenados no Amazonas, graças à manutenção proporcionada pelo “Comunhão e Partilha”.


por Diego Joaquim Sousa





Matéria retirada do site:

Nenhum comentário: