terça-feira, 2 de março de 2010

É possível começar de novo (músicos em ordem de batalha)

É possível começar de novo

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia: “A nossa força está na misericórdia de Deus”.

músico, como todo filho de Deus, deve começar a cada manhã uma vida nova, confiando plenamente na misericórdia divina. Fazemos parte da natureza das árvores, dos animais, das águas, enfim, fazemos parte desta harmonia chamada Terra.



Mesmo a terra, as árvores, os animais, “começam de novo” após uma grande tempestade. Existem árvores que são praticamente arrancadas, plantações destruídas, riachos com erosão, animais quase mortos e, mesmo assim, a natureza não se cansa. As árvores arrancadas geram novos brotos, as pastagens retomam seu vigor, os animais se reproduzem, os riachos mudam seus cursos, e a vida continua. Se a natureza, que faz em tudo a vontade de Deus, precisa recomeçar todos os dias, muito mais os pecadores precisam retomar uma vida nova, sem cansaço, a cada manhã.

São João da Cruz diz que: “a alma que caminha no amor, descansa e não se cansa”. (...)

Todo pelotão de frente de um exército é composto de homens preparados para lutar, conscientes de que podem ser os primeiros a cair, a precisar de médico, a precisar de ajuda. Os músicos são o pelotão de frente. São os primeiros a ser carregados pelos outros e, se não carregados, também são os primeiros a perecer no meio da batalha.

A consciência de que somos atacados por primeiro nos leva a tomar posse da frase de Santa Teresinha: “A nossa força está na misericórdia de Deus”. Essa frase faz com que o músico sempre retome o campo de batalha. Tendo a misericórdia como força, o músico jamais perderá a guerra, ainda que perca algumas batalhas. Ele jamais morrerá, ainda que caia. Cair quando se luta é natural, só não cai quem não luta. (...)

Quando nos voltamos para Deus e nos arrependemos de nossos pecados, Ele se esquece do mal que cometemos. “Deus sofre de amnésia” e a causa é o amor misericordioso que Ele possui pelos seus filhos.

Trecho do livro: O músico e a arte de servir a Deus, de Eduardo Issa e Rosanildo Queiroz (Disponível no DAVI, pelo telefone: 12 3186-2600)