quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bispos do Nordeste convocam os fiéis a rezar pela situação do Brasil

maio 24, 2016




Em meio aos problemas políticos e sociais que afligem o país, o Conselho Episcopal do Regional Nordeste 2 da CNBB, em reunião realizada com os bispos no Recife, redigiram um documento direcionado à toda a população brasileira.

No documento, há um convite para um dia especial de oração e penitência pelo Brasil, no dia 26 de maio, ocasião em que a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi.

Segundo o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a situação atual implica na vida de todos, especialmente dos mais pobres. “A Igreja é viva e atuante e precisa se fazer presente neste momento difícil, congregando fiéis das diversas paróquias para interceder pelo nosso Brasil, bastante sofrido, mas forte e confiante nas providências do Pai”, comentou.

Sendo assim, a partir deste comunicado, o cristão está convidado a vivenciar, neste dia de penitência, as Obras de Misericórdia espirituais e corporais como resposta aos apelos dos bispos do Regional.

Ainda conforme explica o documento, cada fiel poderá eleger, segundo sua consciência e inspiração, como fazer sua penitência e oração neste dia da Festa de Corpus Christi.

Além disso, as dioceses estão livres para fazer sua programação neste dia, envolvendo jovens, famílias e comunidades religiosas.

Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Olinda e Recife








Matéria retirada do site:

segunda-feira, 23 de maio de 2016

7 COISAS DA IGREJA CATÓLICA QUE TENTAM ESCONDER DE VOCÊ


Em um país como o Brasil, onde a estrutura da Igreja Católica forma uma das maiores bases sociais para a população, é preciso que todos nós saibamos qual o tamanho dessa Igreja para que possamos ajudá-la em sua missão e propagação do Evangelho. Formada por homens e mulheres; jovens e idosos; religiosos e religiosas; leigos e leigas, a Igreja Católica é a maior instituição benfeitora e promotora de caridade do Brasil, alimentando quem tem fome e tratando quem procura por seus hospitais. Ninguém distribui mais alimentos do que sua gente, o povo de Deus!


Portanto, há sete pontos em que a Igreja Católica Apostólica Romana é insuperável no Brasil:

#Verdade 1: Maior instituição de caridade do planeta;
#Verdade 2: A instituição que mais distribui alimentos;
#Verdade 3: Maios mantenedora de bolsas para a educação;
#Verdade 4: Melhor programa de combate a mortalidade infantil;
#Verdade 5: Mais de 300 mil projetos sociais;
#Verdade 6: Quem mais presta assistência aos idosos;
#Verdade 7: Única instituição presente em todos os municípios do Brasil.

#ProntoFalei!


Educa mais alunos que qualquer outra instituição de ensino desse país, como as crianças em suas creches e os idosos em seus lares de convivência. Ninguém distribui mais bolsas para a educação do que seus colégios e faculdades com mais de 2 milhões de alunos. Por isso, está presentes em todos os municípios do Brasil levando amor, unidade e esperança para todas as pessoas de fé, de todas as raças, guiados pela Boa Nova da verdade e da paz, sempre na defesa do bem e da dignidade da pessoa humana e firmes no propósito de evangelizar, como nos ordenou Jesus.

Acolhe milhões de pessoas em suas casas, trazidas pela fé que anima essa Igreja. Seus carismas são inspirados pelo Espírito Santo e estão presentes em mais de duzentas mil comunidades pregando o Evangelho, sob a intercessão e proteção de Maria, nossa Mãe e Mãe de todos os povos. Todos!

São mais de 130 milhões unidos em uma só família: a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Este é o sinal que nos faz criar laços de comunhão fraterna, favorecendo uma Igreja presente e atuante em nossos tempos. E todos devem conhecer e colaborar com isso. É um compromisso de solidariedade e fraternidade com os nossos irmão e irmãs em Cristo!

Por isso, como batizados, somos convidados a favorecer cada vez mais o bem comum e colaborar com essa Igreja que precisa da sua ajuda, sempre. Lembre-se que há mais de 500 anos essa Igreja evangeliza o Brasil, guiada pela sua profissão de fé em Cristo Jesus. Suas missões estão nos quatro cantos do país e do mundo. Enquanto todos já se esqueceram do Haiti, seus missionários e suas missionárias permanecem por lá ajudando quem necessita, sob o Evangelho de Jesus Cristo.

Nesse sentido, todos somos chamados a colaborar. A Plataforma Partilhe, criada para financiar projetos ligados exclusivamente à Igreja Católica é uma novidade que chega para ajudar as paróquias e comunidades a conseguir recursos para realizarem seus projetos pastorais. Você tem fé? Partilhe tem as as Obras. Cadastre seus projetos no Partilhe e realize os sonhos de sua comunidade. Partilhe nasceu para colaborar com a Igreja.


Por: Fábio Castro









Matéria retirada do site: