quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bento XVI propõe que as redes sociais sejam espaços de silêncio e reflexão

      O Papa Bento XVI pediu considerar “com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus”.
      O Santo Padre refletiu sobre o papel dos ambientes virtuais em sua mensagem para a 46º Jornada Mundial das Comunicações Sociais, titulado “Silêncio e palavra: Caminho de Evangelização”, publicado neste 24 de janeiro dia em que a Igreja celebra a São Francisco de Sales.
      Em alusão a redes como Facebook e Twitter, onde os usuários compartilham apenas breves mensagens de máximo 140 caracteres, o Papa explicou que “na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade”.
      Na mensagem dirigida aos comunicadores, o Santo Padre destaca a importância do silêncio e a palavra, um aspecto que “às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo”.
      Estes são dois momentos da comunicação “que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. 
     “Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado”, acrescenta o Pontífice.
      O Papa sublinha também que “o silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos”.
      “Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços”, expressou.
      O silêncio também ajuda a discernir e a relações as situações que “à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons”.
      O Papa logo se referiu às perguntas essenciais que se faz toda pessoa sobre sua origem e seu destino, que constituem um convite à reflexão, ao diálogo “e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem”.
      O silêncio, prossegue o Papa, é o lugar aonde fala Deus ao homem: “se Deus falar com homem também no silêncio, o homem igualmente descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus”.
     “A contemplação silenciosa –continua Bento XVI– nos inunda na fonte do Amor, que nos conduz para nosso próximo, para sentir sua dor e oferecer a luz de Cristo, sua Mensagem de vida, seu dom de amor total que salva”.
      Depois de recordar que para a pergunta sobre o sentido do homem encontra-se a resposta no mistério de Cristo, do qual nasce a missão da Igreja de evangelizar, o Papa reitera que a palavra e o silêncio são a base para a evangelização.
      “Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante para os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”, conclui.
      A Jornada Mundial das Comunicações Sociais será celebrada no próximo 20 de maio. Participaram da apresentação da mensagem o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli; Dom Paul Tighe, Secretário do mesmo dicastério, Dom Giuseppe Antonio Scotti, Secretário adjunto do mesmo; e o subsecretário o Dr. Angelo Scelzo.

Texto retirado do site: http://portalcot.com/br/noticias/bento-xvi-propoe-que-as-redes-sociais-sejam-espacos-de-silencio-e-reflexao/



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vigília da Missão Filhos da Misericórdia dia 14 de abril

Queridos filhos de Deus, a Missão Filhos da Misericórdia está cada vez mais realizando evangelização a todos!!!

No mês de abril teremos uma vigília na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges (905 W3-SUL). Será uma noite de bênçãos e graças, pois o próprio Jesus estará ouvindo nossas adorações, súplicas, preces e agradecimentos!!!

Vamos lotar esta paróquia com nossa presença e, principalmente, com nossa fé em Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento! Que assim seja!!!

A paz de Jesus e o amor de Maria!!!

Jesus, eu confio em Vós!!!






REALIZAÇÃO:


MISSÃO FILHOS DA MISERICÓRDIA