sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pecado por omissão

      Quanto pecamos por omissão! Quanto somos indiferentes e egoístas! "Por que me importar se não é comigo?". "Aborto, eutanásia, homossexualismo, fome, demonstrar carinho para outras pessoas, perdoar?". "Que se dane, ele(ela) merecia essa tragédia mesmo!". E ainda jogamos pragas e maldições nos outros: "Tomara que morra! Que ele vá para o quinto dos infernos! Maldito Fulano de Tal!..." E coisas do tipo.
      Ainda com relação a omissão, devemos sempre estar atentos para vencer esse pecado, que aos poucos vai se tornando um vício. É a mornidão, ser indiferente e desinteressado pelos nossos irmãos em Cristo, ou seja, todo e qualquer ser humano. Temos ainda a maldita "coragem" de rir da desgraça do próximo, filho de Deus como nós.
      "Abortar mais um, que diferença faz?". "Um método contraceptivo só mata o embrião, e este não é uma pessoa!". Como não é uma pessoa! O espermatozóide e o óvulo são portadores de vida. Todavia, o embrião já é uma vida humana, com 46 cromossomos, em estágio de desenvolvimento. Já não faz parte do corpo da mãe, apesar de precisar quase 100% da mãe para o funcionamento do seu metabolismo. 
      A mãe é o abrigo, o aconchego, o carinho, a nutrição, o estímulo para uma vida pós-uterina de "sucesso"! Quantas "mães", ou melhor, "mulheres fecundadas" despreocupadas com uma vida, uma pessoa em potencial... 
      Muitos políticos só se preocupam com seu enriquecimento e desprezam os pobres, os abandonados, as crianças necessitadas de boas escolas, os pais de família sem incentivo, os doentes agonizantes... A vida de riquezas enganam a muitos, devido a uma associação totalmente errônea da felicidade com a riqueza. Ser rico não é ser feliz. Felicidade é labutar e ter o salário com hombridade! É ser exemplo a ser seguido, é ser respeitado pelo que se é, não pelo que se tem, isso é felicidade! Felicidade é estar com Deus, na alegria e na tristeza!
      Muitas pessoas se formam em uma profissão, exercem uma profissão e só pensam no financeiro, sem levar em conta o bom trabalho e a realização profissional. Não colocam emoção em seus serviços, deixando a rotina os esvaziarem. Pecar sendo omisso é deixar de fazer bem o trabalho confiado. 
      Ser omisso na paternidade e maternidade é esquecer os filhos, não dar atenção a eles, ou dar atenção a muitas e muitas coisas e deixá-los ao cuidado dos ensinamentos do mundo, da TV secularizada e pagã, das más companhias, na solidão e no desprezo. É não "dar" Jesus, não ensinar a religião de Cristo, é ensiná-los a confiar nos bens materiais. 
       É não demonstrar carinho e amor para com seu cônjuge, é maltratá-lo, difamá-lo, esquecê-lo... é não amá-lo porque ele não está nos moldes da "sociedade hipócrita", consumista, materialista, do "capetalismo" enfim, ou porque ele não "está na moda". É ser cruel e não perdoar, é guardar mágoa no coração, e ressentir e depois jogar tudo na cara do outro da forma mais estúpida possível!
      Omissão é os filhos, por sua vez, não dar carinho, não demonstrar gratidão pelos seus pais, é não pedir a bênção, é tratá-lo com desdém e não lhe prestar a autoridade devida. Os pais só estão abaixo de Deus... devemos respeitá-los e amá-los muito, e de forma total a Deus!
      Errar não agindo é deixar esquecido quem já é esquecido, aquele mendigo na rua, aquele pedinte na fome, no abandono e no desprezo da sarjeta. É deixar de colaborar com obras sociais, obras da Igreja e demais obras edificantes... É não pagar o dízimo, é não ajudar o padre... é não participar de nenhuma pastoral, é criticar todos da Igreja sem ajudá-los a superar suas dificuldades... é não ajudar outras pessoas só porque elas são de outra religião, ou porque não possuem uma crença... quantos católicos não pecam desta forma?
      Deixar de agir para o bem é ficar calado frente a toda a ameaça e injustiça com nossa crença, a nossa Madre Igreja e nossa moral! É fazer piadinhas com as coisas e pessoas da Igreja! É menosprezar tudo aquilo que é santo, tudo quanto é louvável e merecedor de veneração e adoração! É não criticar por medo, e até mesmo apoiar, porque já está "normal"! É concordar com o pecado, ou pelo menos não incomodar o pecador e deixá-lo no seu estado... pura falta de caridade!
      Existem tantos modos de ser omisso... e o pior, conseguimos ser assim em quase tudo ou mesmo em tudo. A omissão nos esfria, retira o amor do nosso coração, nos torna tíbios e nos afasta da salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
      Pensemos em todos os aspectos da nossa vida, façamos um balanço geral, avaliemos nosso modo de pensar e agir, para pensarmos como Cristo Senhor Nosso. Ele quis a nossa salvação e nos redimiu na cruz. Ele agiu, e sua decisão foi amar sem medida. Que possamos ser como Ele. Amém!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Um" Deus que te vê

       Você acabou de pecar? Deus te ama mesmo assim! Você está com mágoa de alguém, ou guarda mágoa no coração? Deus te ama mesmo assim! Você está com ódio no coração? Deus te ama mesmo assim!
      Deus é amor e misericórdia. Ele se apieda de todos nós, ínfimos pecadores. É claro que Ele odeia o pecado. Isso é óbvio! Mas ele ama o pecador, o miserável... 
      Quantas notícias ruins existem a toda hora, nos meios de comunicação mais conhecidos, nos grandes jornais... quantas coisas horrorosas nos é bombardeadas a toda hora, a todo minuto... uma tristeza sem fim nossos jornais de fim de tarde e outros jornais os quais se atêm ao mais lastimável do universo humano. 
      É um verdadeiro coliseu. Espetáculos onde vemos a desgraça dos outros como diversão e (ou) distração, um passatempo.
      Em meio a tantas tragédias, muitas vezes somos tentados a acreditar na morte, a acreditar somente no mal. Achamos também que não há chance ou felicidade para as pessoas que pecaram, os assassinos, assaltantes, estupradores, traficantes... esses, da mesma forma que os santos, são filhos de Deus. Filhos rebeldes, filhos desobedientes, mas continuam sendo filhos! Deus espera cada um deles como o pai do filho pródigo, ansioso por um encontro pessoal. Deus espera a nossa volta, porque somos nós que O abandonamos, não o contrário. 
      "Ah, mais esse cara é muito mau. Ele merece a morte!" Sim, todos nós merecemos a morte e a condenação eterna. Ele, eu, você, nós todos. Nossos vícios, nossos pecados muitas vezes passam desapercebidos até por nós mesmos. Falamos mal dos outros, cedemos a alguns vícios, guardamos ódio no coração, temos inveja, soberba... não somos tão diferentes dos criminosos, pois a cada hora, a cada minuto e a cada segundo até fazemos "pequenos crimes" no nosso dia-a-dia, crimes contra nós e contra os outros. Transgedimos a Lei de Deus, a Lei da vida... agimos com malícia. Servimos a Deus em umas coisas e O desprezamos em outras.
      Ao assistir tais programas ou ver notícias e julgar a conduta de um "miserável", ficamos na posição do acusador, do inimigo comum de todos nós, Satanás. Acusamos, aumentamos o ódio uns dos outros, e aprendemos a desconfiar de tudo e de todos. Passamos a acreditar mais no mal do que no bem.
      Deus ama a cada um de nós com um amor inalterável e eterno. Ele veio para perdoar todos os nossos pecados na cruz. Deus interferiu na história humana para salvar, para nos resgatar da morte e do sofrimento na pós vida.
      Ele não é um Deus indiferente. Está presente em nossas vidas, em cada acontecimento. Ele nos vê, sabe de todos os nossos passos, das nossas necessidades, dos nossos pecados, vícios e enfermidades. Tem nossa história na palma de sua mão. E a cada instante derrama bênçãos e graças nas nossas vidas. 
      O que nos resta é apenas nos deixarmos amar pelo Amor. Ser cuidado por suas mãos, mãos de Pai, do Pai Misericordioso, do Pai Superamoroso, onde o amor da mãe mais carinhosa não supera o Seu amor. De certo, pode toda a humanidade nos odiar, pode todos os seres se voltarem contra nós, ainda assim Deus nos ama e está a nosso favor. Nos defende até quando estamos errados: "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem". Simplesmente, é o amor louco, sem medidas. 
     Procure a misericórdia de Deus, ela irá te cobrir de amor, de paz e de bênçãos. Vá a um padre, confesse-se, comungue, participe dos eventos e grupos da Igreja, leia a Bíblia, pratique os Sacramentos, reze sozinho e em comunidade, ame os outros, pratique a caridade e o perdão. Deixe que a misericórdia de Deus o envolva e salve, resgate e leve ao céu.