segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A solidariedade do Natal

      O Natal é tempo de amor, de carinho, de partilha, de encontros... de sorrisos, abraços, afagos, de afetos... de perdão, de reconciliação, de entendimentos, de reatar laços amorosos, familiares... Natal é tempo de caridade e bondade! Por que, porém, devemos ser assim só no Natal? Será que Deus aprova a ideia de só no Natal sermos melhores e mais humanos?
      Muita gente fala do espírito de Natal. O que seria esse "espírito de Natal"? Será que, repentinamente, ficamos bom e pronto? Um espírito "baixa" nas pessoas, em nós, e nós passamos a, quase que inconscientemente, fazer tudo de forma mais amorosa? Será que assim?
      Creio que não. Apenas que, pela fé, acreditamos e colocamos a nossa fé em prática o que ensina a Santa Igreja, Jesus em seus ensinamentos. Nós nos sensibilizamos mais e fazemos o que é melhor, passamos a agir como Jesus, Nosso Senhor, agiria.
      Desligamos o "modo automático" de ser, nos desarmamos contra o irmão nas palavras e atitudes grosseiras, pensamos mais em Deus, adquirimos uma esperança mais renovada, mais viva. Acreditamos mais fielmente que o bem será sempre superior ao mal, e vencerá sempre o mal. Pensamos que os nossos bons desejos serão realizados, e que tudo se encaixará, se resolverá, pois Deus é por nós!
      Mas por que não ter essas atitudes e essa esperança em todos os dias do ano, em todos os momentos da vida? Por que não ser generoso, ser solícito, ser bondoso? Por que não integrar essas virtudes no nosso caráter e na nossa vivência?
      Se agíssemos assim no ano todo, o Natal seria uma data importante como é, só que iríamos comemorar e se alegrar pelo que fizemos o ano inteiro, pelas coisas partilhadas, pela vida vivida em plenitude, em fraternidade... iríamos confraternizar com alegria ao relembrar os feitos do ano, e não iríamos ter nenhum remorso ou arrependimentos, iríamos sim ter motivos para ser felizes cada vez mais!
      Comecemos a fazer dos nossos dias eternos Natais, eternos nascimentos de Jesus em nossos corações, em nosso ser! Pensemos em fazer caridade todos os dias, todas as horas, em todo instante... sem fazer porque é obrigação, mas porque temos amor de sobra, amor de Deus reinando em nossos corações, pois Deus não se deixa vencer em bondade! Façamos como Nosso Senhor: sejamos bênçãos na vida dos nossos irmãos, e deixemos ser inundados pelo Espírito Santo de Deus, o qual nos dispõe para a bondade e o amor sem limites!!!