quinta-feira, 3 de maio de 2012

O DINHEIRO A SERVIÇO DO BEM

Ter dinheiro não é pecado. O dinheiro é um bem, fruto do suor, e justa recompensa do nosso trabalho. O dinheiro é uma necessidade, sobretudo no mundo atual. Precisamos de dinheiro para viver e garantir a vida de nossa família, suprindo todas as necessidades materiais.
O dinheiro é também um instrumento para a prática da caridade nas suas mais diversas formas, permitindo-nos viver o mandamento de Jesus.
Pecado é tornar-se escravo do dinheiro, colocar o dinheiro como única finalidade de nossa vida, acumular dinheiro exageradamente, depositando nele toda a nossa confiança a ponto de nos esquecer até de Deus.
No Evangelho, Jesus nos ensinou a fazer bom uso do dinheiro. É interessante e até curioso lembrar que "no Novo Testamento existem apenas 218 versículos que falam sobre a salvação, 215 versículos falando da fé, e 2084versículos que falam do dinheiro. Das 28 parábolas de Jesus, 16 falam sobre dinheiro".
(Pe. Jerônimo Gasques - Dízimo e captação de recursos, p.73)
Jesus no Evangelho e os demais textos do Novo Testamento estão querendo nos ensinar a fazer bom uso do dinheiro, pois "onde está o teu tesouro, aí também está o teu coração". (Mt 6,21)
Conforme o ensinamento das Sagradas Escrituras, o dinheiro colocado a serviço da solidariedade, o dinheiro que se faz partilha é garantia das bênçãos de Deus e instrumento de salvação.
A pastoral do dízimo é trabalho educativo para que os cristãos aprendam a fazer bom uso dos bens materiais, lembrando as palavras do Senhor. "Buscai primeiro o Reino de Céus e a sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo". (Mt. 6,33)

Domênico Rossi - MEAC Dias d'Avila - BA


Texto retirado de: Dízimo 2011, Pastoral do Dízimo (Revista/Calendário do Dízimo)




Nenhum comentário: