terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A verdade é uma forma de caridade

      O meio no qual estamos inseridos às vezes nos ludibria, nos engana, pois criamos conceitos falsos sobre nós mesmos, achando que estamos certos em determinadas situações nas quais estamos agindo mal. Mas, pelo nosso comodismo, preferimos acreditar nas considerações, opiniões e idéias mais confortáveis, mais toleráveis, estas muitas vezes equivocadas. 
      Quando alguém nos fala algo incômodo a nós, ficamos impacientes, inseguros, desconfortáveis. Mesmo um amigo mais próximo de nós, mesmo quando ele fala algo real sobre nossa conduta, nossas concepções, nossos sentimentos, algumas vezes não concordamos e não aceitamos tais pensamentos contrários, pois estes muitas vezes condenam nosso jeito de ser e agir. 
      Preferimos, frequentemente, viver a enganação, tentando nos enganar a nós mesmos. Um trabalho inútil, claro! No fundo, sabemos ter nosso amigo, por exemplo, razão em determinado assunto.
      Nós procuramos a saída mais fácil, o "caminho mais largo", nos esquecendo de modo até intencional de seu destino vil, prejudicial. Vivemos nosso momento na ilusão, uma ilusão iludida, procurando viver o momento sem pensar no porvir. 
       Por que fazemos isto? Por estamos acostumados com a "massagem no nosso ego", por fazermos de tudo pra fugir do sofrimento, das dificuldades muitas vezes necessárias. Pois a sociedade e a mídia ditam nossas consciências para o que devemos buscar, almejar, pensar, julgar... 
       Muitas vezes, ensinam ter o prazer a todo custo, não importa se num relacionamento extraconjugal, nas orgias, nas bebidas, drogas... na violência, no competir com o outro, no humilhar as pessoas e deixá-las sempre inferior a nós... no ter status, fama, no prestígio social... enfim, em aspectos corrompidos com poder de corromper também. 
      Nossos desejos, nossos conceitos próprios podem nos levar à perdição, ao erro, ao mal a nós mesmos e da mesma forma às pessoas do nosso ambiente. Necessitamos ter cuidado com nossos anseios e opiniões pessoais. 
      No momento no qual alguém nos alerta para uma situação pertinente a nós, quando alguém nos indica um melhor caminho e chama nossa atenção para algo, esta pessoa pode estar fazendo um grande bem. Sim, pois podemos sair do "caminho largo" e errado, e procurar um modo de voltar para o caminho escolhido por Deus, caminho este sempre melhor!
      Da mesma forma, temos o dever cristão de alertar as pessoas desencontradas para a vontade de Deus, alertá-la, pois isto é caridade, uma bonita forma de caridade. Caridade não é só dar de comer, não é só amar com gestos e abraços... caridade é procurar o bem integral do nosso semelhante, de modo que ele viva da melhor forma, em toda a sua plenitude, sobre todos os aspectos da sua vida.
      Façamos também a caridade da verdade, para que nossos irmãos vivam a verdadeira caridade e possam sentir a bondade de Deus em suas vidas!!! 




Nenhum comentário: