domingo, 14 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ANO 2016

       Um estado de completo bem estar passa pela MISSÃO da Igreja de Evangelizar, e o Poder Público de assegurar o direito humano fundamental.

       No caminho dessa Missão a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos apresenta a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com um reflexão muito real para os dias de hoje.
O Tema:"Casa comum, nossa responsabilidade".
O Lema:"Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca". (Am 5, 24)

       Pela quarta vez a Campanha da Fraternidade é realizada de forma Ecumênica. As Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) assumem como missão, expressar em gestos e ações o mandato da unidade que diz: "Que todos sejam como Tu, Pai, que estas em mim e eu em Ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que Tu me enviastes. (Jo 17, 21)
       De acordo com as palavras do Papa Francisco, assumir a responsabilidade com a "casa comum" exige uma profunda mudança de vida, e nos valores que orientam a ação humana.
       Muitas vezes, para suprir essas necessidades, sacrificamos a casa comum que é o espaço que Deus nos deu, e que é o planeta "Terra".
       Mas, nem sempre estamos atentos para as atitudes simples, por exemplo? O descarte correto do lixo, o qual muitas vezes é jogado nas ruas, limpeza de esgotos, de quintais e também o uso indevido da água.
       A falta desses cuidados fere a criação de Deus, pois, no lugar de flores, jardins, frutas, alimentos e o ar puto para respirar, vê-se o esgoto a céu aberto, rios poluídos, doenças que matam, e hoje temos aí a DENGUE e suas terríveis consequências.
       Assim, a diversidade da criação de Deus desaparece, e aterra alegre fica triste. É isso que expressa o rosto amargurado da mulher em destaque no cartaz da Campanha.
       Queremos que as mudanças dos paradigmas e valores que orientam esta nossa Sociedade de Consumo, transformem o rio poluído em água cristalina e habitada por muitos peixes, a terra seca em uma terra renovada e abundante.
       Com estas transformações, poderemos celebrar a esperança de que o projeto não terá fim, mas continuará por gerações e gerações.
       Portanto, a fé em Jesus Cristo nos anima a assumirmos o cuidado com a "casa comum" como resposta ao amor incondicional que Deus oferece a todos nós. Assumir isto reacende a esperança de uma nova terra onde habita a justiça e o direito do "reino que não seca".
       Vamos fazer a nossa parte?
       Celebrar a Quaresma implica também assumirmos juntos um autêntico mutirão como povo de Deus, na busca da paz e da saúde que Ele nos deu.
       Também é tempo forte de oração, de jejum, caridade e amor ao próximo.
       Preparemo-nos para viver o momento mais importante do ano Litúrgico e da história da salvação: "A PÁSCOA".

       Que a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 nos estimule a vivenciar os valores do Reino de Deus, cuidar melhor do nosso planeta para termos uma melhor qualidade de vida.

       Maria, Mãe de Deus e nossa, nos acompanhe, para sermos sempre a presença da Igreja que serve a todos.


Desejamos a todos uma boa preparação para a 
Páscoa!





Texto e fonte da Campanha da Fraternidade, com adaptações de Helena Maria, Mônica e Renilton Pfeifer

Nenhum comentário: