sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comunidades irmãs

      As Novas Comunidades são como que os "membros" da Igreja. Elas fazem o serviço eclesial onde não há acesso e possibilidade pelos bispos em suas arquidioceses.
      Quão maravilhoso é o trabalho, o auxílio e a evangelização dessas Comunidades! Simplesmente não podemos mais viver sem elas! Elas são muito importantes e têm uma força tamanha, através de seu carisma e de sua atuação.
      Eu poderia aqui elencar elogios em cima de elogios... talvez até fazer um livro só falando bem das congregações leigas, clericais e religiosas em geral. Mas eu vou tratar de outro tópico, e isso não se refere ao ateus, budistas, islamista, judaista, satânicos, espíritas, evangélicos ou seitas de fundo de quintal, sei lá...
      Novas Comunidades são irmãs, uma depende da outra, não tem jeito! Não dá pra viverem segregadas, indiferentes ou mesmo inimigas. Aí você me diz: "Poxa, mas eu nunca vi ou vi poucas vezes integrantes de diversas uniões para carismas sairem no braço... você está errado!" Sim, eu também não, mas isso seria o cúmulo, não acha?!
      A questão é a seguinte: Comunidade deve apoiar Comunidade, cada uma atuando no seu carisma específico. Não dá pra ficar fazendo "panelinha". Se foi da vontade de Deus esta organização religiosa, que seja feita a vontade de Deus! Não dá para termos atitudes como: " Eu não vou ajudar fulano de tal porque ele não é do meu grupinho..."
      Isso vale também para as pastorais, ou qualquer grupo católico. Somos membros da mesma Igreja, e como membros nós precisamos uns dos outros e ajudamos uns aos outros.
      São os mandamentos de Deus: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo." Mt 22, 37-39


Nenhum comentário: