sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pecado por omissão

      Quanto pecamos por omissão! Quanto somos indiferentes e egoístas! "Por que me importar se não é comigo?". "Aborto, eutanásia, homossexualismo, fome, demonstrar carinho para outras pessoas, perdoar?". "Que se dane, ele(ela) merecia essa tragédia mesmo!". E ainda jogamos pragas e maldições nos outros: "Tomara que morra! Que ele vá para o quinto dos infernos! Maldito Fulano de Tal!..." E coisas do tipo.
      Ainda com relação a omissão, devemos sempre estar atentos para vencer esse pecado, que aos poucos vai se tornando um vício. É a mornidão, ser indiferente e desinteressado pelos nossos irmãos em Cristo, ou seja, todo e qualquer ser humano. Temos ainda a maldita "coragem" de rir da desgraça do próximo, filho de Deus como nós.
      "Abortar mais um, que diferença faz?". "Um método contraceptivo só mata o embrião, e este não é uma pessoa!". Como não é uma pessoa! O espermatozóide e o óvulo são portadores de vida. Todavia, o embrião já é uma vida humana, com 46 cromossomos, em estágio de desenvolvimento. Já não faz parte do corpo da mãe, apesar de precisar quase 100% da mãe para o funcionamento do seu metabolismo. 
      A mãe é o abrigo, o aconchego, o carinho, a nutrição, o estímulo para uma vida pós-uterina de "sucesso"! Quantas "mães", ou melhor, "mulheres fecundadas" despreocupadas com uma vida, uma pessoa em potencial... 
      Muitos políticos só se preocupam com seu enriquecimento e desprezam os pobres, os abandonados, as crianças necessitadas de boas escolas, os pais de família sem incentivo, os doentes agonizantes... A vida de riquezas enganam a muitos, devido a uma associação totalmente errônea da felicidade com a riqueza. Ser rico não é ser feliz. Felicidade é labutar e ter o salário com hombridade! É ser exemplo a ser seguido, é ser respeitado pelo que se é, não pelo que se tem, isso é felicidade! Felicidade é estar com Deus, na alegria e na tristeza!
      Muitas pessoas se formam em uma profissão, exercem uma profissão e só pensam no financeiro, sem levar em conta o bom trabalho e a realização profissional. Não colocam emoção em seus serviços, deixando a rotina os esvaziarem. Pecar sendo omisso é deixar de fazer bem o trabalho confiado. 
      Ser omisso na paternidade e maternidade é esquecer os filhos, não dar atenção a eles, ou dar atenção a muitas e muitas coisas e deixá-los ao cuidado dos ensinamentos do mundo, da TV secularizada e pagã, das más companhias, na solidão e no desprezo. É não "dar" Jesus, não ensinar a religião de Cristo, é ensiná-los a confiar nos bens materiais. 
       É não demonstrar carinho e amor para com seu cônjuge, é maltratá-lo, difamá-lo, esquecê-lo... é não amá-lo porque ele não está nos moldes da "sociedade hipócrita", consumista, materialista, do "capetalismo" enfim, ou porque ele não "está na moda". É ser cruel e não perdoar, é guardar mágoa no coração, e ressentir e depois jogar tudo na cara do outro da forma mais estúpida possível!
      Omissão é os filhos, por sua vez, não dar carinho, não demonstrar gratidão pelos seus pais, é não pedir a bênção, é tratá-lo com desdém e não lhe prestar a autoridade devida. Os pais só estão abaixo de Deus... devemos respeitá-los e amá-los muito, e de forma total a Deus!
      Errar não agindo é deixar esquecido quem já é esquecido, aquele mendigo na rua, aquele pedinte na fome, no abandono e no desprezo da sarjeta. É deixar de colaborar com obras sociais, obras da Igreja e demais obras edificantes... É não pagar o dízimo, é não ajudar o padre... é não participar de nenhuma pastoral, é criticar todos da Igreja sem ajudá-los a superar suas dificuldades... é não ajudar outras pessoas só porque elas são de outra religião, ou porque não possuem uma crença... quantos católicos não pecam desta forma?
      Deixar de agir para o bem é ficar calado frente a toda a ameaça e injustiça com nossa crença, a nossa Madre Igreja e nossa moral! É fazer piadinhas com as coisas e pessoas da Igreja! É menosprezar tudo aquilo que é santo, tudo quanto é louvável e merecedor de veneração e adoração! É não criticar por medo, e até mesmo apoiar, porque já está "normal"! É concordar com o pecado, ou pelo menos não incomodar o pecador e deixá-lo no seu estado... pura falta de caridade!
      Existem tantos modos de ser omisso... e o pior, conseguimos ser assim em quase tudo ou mesmo em tudo. A omissão nos esfria, retira o amor do nosso coração, nos torna tíbios e nos afasta da salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
      Pensemos em todos os aspectos da nossa vida, façamos um balanço geral, avaliemos nosso modo de pensar e agir, para pensarmos como Cristo Senhor Nosso. Ele quis a nossa salvação e nos redimiu na cruz. Ele agiu, e sua decisão foi amar sem medida. Que possamos ser como Ele. Amém!



Nenhum comentário: