quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Só prisão não resolve

      O que um preso faz na cadeia? Nada! E já dizia o ditado: "cabeça vazia é oficina do diabo!"
      Na cadeia, muitos criminosos tramam mais crimes, procuram se especializar. E isso não é novidade pra ninguém.
      O curioso é que em alguns casos a cadeia serve como quartel general de criminosos, onde eles estão mais bem protegidos comparando aos pobres civis.
     Nós pagamos impostos altos para manter centenas de maus-elementos ou não, enquanto que bons cidadãos vivem mendigando o pão de cada dia.
      Nas cadeias, onde o ambiente é hostil, é ensinado mais violência. Poucos ou quase inexistentes são as ações para a recuperação dos encarcerados por parte do governo, civis e quem dirá da mídia. Aliás, a mídia promove mais maldade mesmo!
      Poderíamos tomar providências alternativas, porém eficazes. Que tal incluir essa parcela da população da sociedade? Que tal tomar medidas de inclusão para essas pessoas e tratá-las como filhos de Deus?
      Já dizia o profeta Gentileza: gentileza gera gentileza. Sendo gentis, obtemos amor! Afinal, devemos amar tanto os membros de nossa família como também nossos inimigos, de acordo com Jesus Nosso Senhor.
      Só prisão não resolve. Amar significa incluir, acolher, respeitar. Ver a dignidade em uma pessoa às vezes indigna.
      É Bíblico: "sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". (Tg 4, 7) Sendo bons e criando bondade no nosso meio, o ambiente será propício para o bem e o mal se afastará, porque sempre perde.
      Atitudes como levar a Palavra de Deus aos cativos, rezar com eles e por eles, abrir as portas e oferecer oportunidades de emprego, tratá-los e acolhê-los da melhor maneira são atitudes que certamente os ajudarão a fazer o bem e ser melhores.

Texto escrito em: 04/12/2010

Nenhum comentário: