terça-feira, 19 de abril de 2016

Polônia vive seus últimos dias em preparação à Jornada Mundial da Juventude 2016

19/04/2016


A peregrinação dos símbolos da JMJ é um dos elementos mais importantes de preparação do país que acolherá a Jornada Mundial da Juventude.

Os símbolos, no período entre jornadas, peregrinam de diocese em diocese do próximo país sede. Visitam Igrejas, penitenciárias, escolas, hospitais, e onde mais se fizer necessário.

No dia 13 de abril de 2014, ao final da Missa de Ramos, no Vaticano, jovens do Brasil (país sede da última JMJ) entregaram aos jovens poloneses os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, o Papa Francisco confirmou a importância dos símbolos: “Peçamos ao Senhor que a Cruz, junto com o ícone de Maria Salus Populi Romani, sejam sinais de esperança para todos revelando ao mundo o amor invencível de Cristo”.

No dia seguinte, os símbolos chegaram à Polônia. Desde então, a Cruz e o Ícone visitaram as dioceses do país, e também nações vizinhas: Bielorrússia, Lituânia, Letônia, Rússia, Ucrânia, Moldávia, Romênia, Hungria, Eslováquia e República Checa.

Neste domingo, 17, a cruz e o ícone chegaram à arquidiocese de Gniezno, localizada na região centro-oeste da Polônia, onde permanecerão até o dia 30 de abril. Será o único lugar a receber os símbolos pela segunda vez.

Em entrevista ao site da arquidiocese, Marcin Kulczynski, padre capelão da juventude, afirmou: “Queremos que sejam dias em que os símbolos atinjam não só nossas paróquias e comunidades, mas especialmente àqueles lugares onde a Cruz não está presente. Queremos passar com a Cruz e o Ícone nos mercados e ruas de nossas cidades, centros de detenção e hospícios, queremos levá-los às pessoas que não chegam até as Igrejas.”


por Marcos Beltramin






Matéria retirada do site:

Nenhum comentário: